Como ativar uma portaria no PABXFLEX?

Este documento descreve o passo a passo mínimo para ativação de uma portaria remota. Ao final da página, confira os links relacionados, para integração com sistemas de monitoramento.

Criação dos Ramais

Crie os ramais de portaria seguindo o padrão de 6 dígitos: 4 primeiros dígitos identificam a conta do cliente (condomínio, prédio, etc) e os 2 finais definem o sufixo do ramal. Os aparelhos IP devem fazer parte do contexto ramais-porteiro.

Caso o ambiente tenha integração com central analógica através de Gateway FXO ou ATA, crie também o ramal SIP para cada porta FXO conectada. Os equipamentos FXO seguem o mesmo padrão de 6 dígitos e devem ser membros do contexto ramais-gateway.

Crie também os ramais dos agentes (usuários) que terão comunicação com a unidade remota. Os ramais internos seguem o padrão de 4 dígitos e, para ter permissão de discagem para portarias/prédios, devem fazer parte do contexto ramais-monitoramento.

Fila de Atendimento

Para atendimento das ligações de portaria, é necessário definir a fila de atendimento e o número piloto da fila. No exemplo abaixo, é criado a fila-portarias com o ramal membro 3001 e foi definido o piloto 9994.

No exemplo acima, o piloto 9994 será o número configurado nos equipamentos de portaria para discagem para a fila de atendimento ou ramal atendedor.

Configuração dos Equipamentos

Acesse o Ajuda em Equipamentos Suportados e conheça os modelos validados com a solução iTFLEX. Siga o procedimento de configuração específico para cada dispositivo.

Registre também os ramais dos agentes em softphone ou telefone IP. Para mais detalhes, acesse nosso Ajuda e confira os softphones suportados.

Configuração da Central Analógica

Quando há ramais em central analógica ou porteiros analógicos, é necessário configurar a central para discar para o piloto do ramal atendedor, discando através do gateway FXO, na porta definida como entrada de ligações. Para esta configuração, recomendados consultar o manual do fabricante.

Discagem e Testes

Para ligar para portarias IP, a discagem é feita diretamente para o número completo do ramal. Por exemplo, 999901 é o formato de discagem para o porteiro IP 999901.

Já a comunicação para ramais analógicos na central do cliente é feita seguindo o padrão <conta_do_cliente><ramal_analogico>, sendo a conta_do_cliente o prefixo do ramal IP e o ramal_analogico o ramal da central (porteiro analógico, apartamento, etc).

Por exemplo, 9999103 é o formato de discagem para o apartamento 103 da unidade 9999.

Para validar a fila de atendimento, basta acionar o botão Portaria do equipamento. A chamada deve entrar para a fila de atendimento configurada para portarias.

Para integrações com sistema de monitoramento, confira os links relacionados abaixo.

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